Cuidar

Raça do mês - Jack Russel

Raça do mês - Jack Russel

| História e Origem |

O Jack Russel Terrier tem a sua origem na Inglaterra do século XIX graças aos esforços do Reverendo John Russel (“Jack” é o diminutivo de John), que desenvolveu uma linhagem de Fox Terriers adequadas às suas necessidades, por outras palavras, um cão com capacidade de acompanhar os “Foxhounds” e também de desentocar as raposas e outras presas das respetivas tocas.

O Jack Russel é um terrier de trabalho, robusto, ativo, ágil. Possui uma personalidade forte e um corpo flexível de comprimento médio. A vivacidade dos movimentos conjuga-se perfeitamente com a expressão de grande perspicácia.

O Jack Russel Terrier é um cão de porte pequeno.
A pelagem do Jack Russel Terrier pode ser suave ou cerdosa, mas deve ser à prova de água. O branco, que deve ser predominante, pode ser acompanhado por manchas pretas, castanhas, de várias tonalidades, ou ambas.

 

| Temperamento e caráter |

O Jack Russel Terrier é um vivo, alerta e activo. Os esforços do clube inglês da raça têm-no mantido sobretudo como um cão de caça. O seu instinto é bastante aguçado. Pode partilhar a casa com outros cães, desde que seja socializado com eles desde pequeno. 

Apesar de permanecerem muito vocacionados para a caça, dão bons cães de companhia. Afectuosos e amigáveis, gostam da atenção dos donos. O Jack Russell é um cão feliz, cheio de energia e atrevido; são extremamente leais, inteligentes e dominantes. Uma das qualidades mais surpreendentes da Jack Russell é seu caráter de carinho e amizade. É especialmente bem disposto com crianças.

Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte, sendo a socialização desta raça muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta.

Inteligente, mas muito teimoso, o Jack Russel Terrier é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo.

Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior. Activos dentro de casa, não devem deixar de ser exercitados. 

 

| Saúde e cuidados específicos |


Os principais problemas de saúde encontrados no Jack Russel Terrier são a surdez, problemas oculares e problemas nas articulações da anca. 
Os donos de cães Jack Russel devem estar atentos para o aparecimento de dermatites ou alergias de pele, já que este também é um problema que costuma ser relativamente comum entre os cães da raça.

A pelagem do Jack Russel Terrier é bastante simples de se cuidar. Tanto o pelo macio como cerdoso devem ser mantidos com escovagens regulares.

 

| Curiosidades |

O Jack Russel Terrier é um cão bastante famoso na Sétima Arte. Uma das personagens mais famosas protagonizadas por um Jack Russel Terrier é Milo, do filme A Máscara. Também na série de televisão Frasier encontramos Eddie, um simpático, mas irresponsável cão desta raça. No filme Querida, encolhi os miúdos, e sequelas, é-nos dado a conhecer Quark, o encantador cão da família Szalinski.