Cuidar

Viajar com ou sem os seus animais de estimação?

Viajar com ou sem os seus animais de estimação?

Viajar com ou sem os seus animais de estimação?

Durante todo o ano o seu animal de estimação faz parte da família, mas quando chega o Verão e começa a planear as férias, o elemento peludo pode constituir um problema grave.

Deve deixar o seu amigo em casa ou levá-lo consigo?

O abandono não é opção!! Por isso, deve saber algumas coisas antes de ir.

Se optar por não levar o seu animal consigo, deve tomar medidas para assegurar o seu bem-estar enquanto estiver fora. Se o deixar em casa, certifique-se que o está a confiar aos cuidados de um vizinho, de um responsável digno de confiança, amigo, membro da família, ou mesmo um pet sitter (indivíduos que prestam serviço domiciliário para tratar dos animais) que podem satisfazer as necessidades do seu animal. O seu veterinário também poderá prescrever medicamentos para reduzir a ansiedade por separação, se for previsível a ocorrência de muito stress.

Se pretender hospedar o seu animal de estimação num canil ou gatil enquanto viaja, visite alguns para ver as suas instalações e informe-se bem antes de fazer uma reserva. Se gostar do canil ou gatil faça a sua reserva atempadamente, principalmente em períodos de época alta. Saiba quais são as vacinas recomendadas e certifique-se que o deixa devidamente desparasitado interna e externamente. Nunca esquecer de deixar o historial clínico e o contato do seu veterinário para o atendimento em caso de emergência ou em caso de um problema de saúde inesperado.

Uma outra opção que pode tomar é levar os amigos de quatro patas juntamente consigo de férias, havendo um crescente número de hotéis e atracões turísticas que permitem acesso a animais de estimação. É muito importante fazer um plano para o seu animal de estimação ao mesmo tempo que desenvolve o seu plano de viagem. Precisa tomar várias decisões e pensar em muitos detalhes antes de ir. Viajar com animais de estimação é mais fácil do que costumava ser, mas ainda assim exige muito trabalho prévio.

Dicas para incluir os seus animais de estimação nos seus planos de férias:

Antes de ir

É recomendado levar o seu animal ao veterinário antes de realizar uma viagem para lhe ser feito um check-up e poder viajar em segurança. Informe o veterinário onde pretende ir, quanto tempo vai ficar e o modo de transporte. O veterinário determinará as vacinas e medicamentos que ajudarão a manter seu animal de estimação saudável e livre de parasitas.

É imprescindível que o animal esteja identificado através da coleira. Certifique-se sempre que a informação inscrita é atual e nunca se esqueça de colocar o seu número de telemóvel (não esquecer de colocar o indicativo no estrangeiro). Se o seu animal não tem microchip, considere aplicá-lo, é especialmente importante quando viajam, pois contem informações que podem ajudar a reencontrar o seu animal em caso de fuga. Certifique-se das regras existentes para transportar o seu animal de estimação em determinados países.

O que levar

Peça um relatório médico em caso de doença no seu veterinário antes de viajar com o seu animal de estimação. Leve uma pasta com informações do seu animal tais como o boletim de vacinas, medicamentos e o número de telefone do veterinário. Pergunte ao seu veterinário sobre medicamentos que o seu animal de estimação poderá precisar durante as viagens. Se o seu animal fizer medicação regular, assegure-se que tem a quantidade suficiente para toda a viagem.

É importante que tenha sempre consigo uma fotografia do seu animal de estimação, para ajudar a identificá-lo no caso de ele se perder.

Leve em abundância o alimento regular do seu animal, para que não tenha que lidar com problemas de estômago e diarreia devido à mudança alimentar. Leve bastante areia para o seu gato para evitar a eliminação inadequada causada por uma mudança de areia. Não esquecer os brinquedos, as taças, o cobertor favorito ou a cama.

Boas férias!