Cuidar

Raça do mês - Persa

Raça do mês - Persa

| Origem e Aparência|

Originários da Grã-Bretanha, os gatos Persas constituem uma das raças mais célebres do mundo. Os primeiros antepassados do Persa foram importados da Pérsia (atual Irão) para Itália no século XVII, tendo sido depois na Inglaterra que ganharam as características que hoje conhecemos.

As principais características físicas reconhecidas nestes animais são a sua pelagem longa, densa e sedosa, com uma grande variedade de cores e padrões. Existem mais de dez cores únicas que se desdobram entre si, indo do branco, preto, vermelho, cinza e chocolate, ao aspeto tigrado, esfumaçado ou manchado.

Com um focinho plano, a cor dos olhos é intensa e fortemente relacionada com a cor da pelagem. Para ser considerado legítimo, o gato Persa precisa cumprir algumas especificações como a cor dos olhos: verde, azul ou cobre. Esta raça apresenta um corpo maciço e musculoso e um pescoço e pernas curtas. O seu peso varia, normalmente, entre os 3.5 e 7 Kg, tendo uma esperança média de vida de 12 a 15 anos.

| Temperamento e Caráter | 

De fácil convivência, o gato Persa possui um carácter tranquilo e sociável. É uma raça muito meiga e afetuosa que gosta de atenção e de brincar. São gatos mais dependentes que manifestam a dedicação ao seu dono, sendo bastante inteligentes.

Têm um temperamento mais calmo e sedentário que se adapta perfeitamente à vida num apartamento, coabitando facilmente com os seus congéneres, cães e crianças. Face a estranhos, podem mostrar-se mais distantes.

Geralmente, atingem a maturidade por volta dos 2 anos. Para o seu equilíbrio, precisam de uma vida calma, sendo ótimos para pessoas que possuem outros animais de estimação e crianças.

| Saúde e Cuidados Específicos|

Entre as doenças ou lesões mais frequentes na raça Persa, encontram-se as que estão relacionadas com o focinho, como alterações oftalmológicas, mandibulares e faciais. 

É importante ter em conta que esta raça exige cuidados de higiene indispensáveis como o banho e a escovagem do pelo. Como acontece com todos os gatos de pelos longos, o gato Persa exige um cuidado constante e meticuloso com a sua pelagem. É imprescindível desembaraçar a pelagem diariamente para evitar o surgimento de nós e a acumulação de pelos no estômago, formando as chamadas bolas de pelo, que podem causar gastrites crónicas e a obstrução do intestino. A muda de pelo ocorre na Primavera e no Verão. 

Outro cuidado muito importante é o dos olhos. Estes encontram-se frequentemente lacrimejantes e por isso devem ser limpos diariamente, pois as chamadas remelas, ao entrarem em contacto com o ar, tornam-se escuras e podem manchar o pelo se não forem retiradas.

| Curiosidades |

- Os seus miados são raros e discretos.

- Atingem a puberdade tardiamente, por volta dos 12 meses.

- Estão reconhecidas mais de 100 variedades de gatos Persa.

- Gostam de sítios altos para poderem observar o que se passa.

- São muito curiosos e estão sempre prontos a explorar com as pontas dos seus bigodes.

- Carecem do instinto de caçador, o que é surpreendente num gato.

- São muito dorminhocos.