Cuidar

Raça do mês - Maine Coon

Raça do mês - Maine Coon

| Origem e Aparência |

De acordo com a lenda, o Maine Coon seria o fruto do cruzamento de um gato selvagem com um guaxinim – “racoon” (daí o seu segundo nome). Tratando-se de um cruzamento geneticamente impossível, esta é apenas uma lenda devido ao facto de a sua cauda e pelagem recordarem a de um guaxinim.

Originário dos Estados Unidos, Estado do Maine (daí o seu primeiro nome), é muito provável que estes gatos tenham nascido do cruzamento entre gatos Angorá, trazidos do Médio Oriente por marinheiros, e gatos domésticos. Considerada uma das primeiras raças felinas americanas, esta evoluiu muito ao longo dos anos sendo que hoje em dia é a maior, mais alta e mais selvagem.

O Maine Coon é um dos maiores gatos domésticos, tendo uma aparência impressionante. Trata-se de um gato de aspeto forte e robusto, pesando entre 4 a 10 kg. Apresenta um focinho quadrado e todas as cores de olhos são admitidas. A sua cauda é comprida, larga na base e com muitos pelos compridos e abundantes.

A pelagem adapta-se a todas as estações, sendo densa e sedosa. Segundo as grandes categorias de cores, estes gatos podem ser classificados da seguinte forma: tabby, unicolores, tartaruga, silver, smoke e particolores. A sua esperança média de vida consiste entre 9 a 15 anos.

| Temperamento e Carácter | 

Calmo e equilibrado, trata-se de um gato bastante sociável, muito embora seja dominante mas não agressivo. Muito afetuosos e ligados aos donos, estes gatos encaixam bem numa família grande e ativa, pois devido ao seu espírito brincalhão e desportista, estão sempre disponíveis para “ajudar” em qualquer atividade.

Na sua maioria, estes gatos não apreciam ficar no colo e não são muito dependentes, embora gostem muito de estar perto das pessoas e de lhes fazer companhia, seguindo os passos dos donos por toda a casa.

Dono de um comportamento dócil, o Maine Coon é ideal para crianças e convive pacificamente com outros animais domésticos. É uma raça bastante inteligente, sendo fácil de educar.

| Saúde e Cuidados Específicos |

Dado ao seu espírito de caçador e grande agilidade, o Maine Coon é uma raça mais predisposta para a vida ao ar livre. Tendo necessidade de espaço, uma casa com jardim será mais adequada para estes gatos do que um apartamento.

Esta é uma raça tendencialmente resistente. No entanto, estes gatos correm o risco de sofrerem displasia coxofemoral (doença ortopédica caracterizada pelo desenvolvimento inadequado da articulação coxofemoral), cardiomiopatia hipertrófica (tipo de doença cardíaca) e rins policísticos (presença de cistos nos rins).

Trata-se de um gato de fácil manutenção, sendo que o seu pelo requer apenas uma a duas escovagens semanais de forma a evitar a formação de nós e bolas de pelo. Por serem gatos robustos e de grande dimensão, tendem a comer em excesso pelo que é importante ter cuidado com a sua alimentação.

Curiosidades|

- São inteligentes e capazes de aprender truques como pegar nos alimentos e abrir portas com as patas.

- O crescimento desta raça é lento, sendo que a maturidade só é alcançada entre os 3 a 4 anos.

- Estes gatos raramente miam.

- O Maine Coon é dos maiores gatos domésticos, sendo que o seu peso chega a ser três vezes maior do que a maioria dos gatos.

- É uma das raças felinas mais pesquisadas e populares.

- Muitos gatos desta raça apresentam um grande fascínio por água.