Cuidar

Raça do mês - Sphynx

Raça do mês - Sphynx

| Origem e Aparência |

Os gatos “nus” surgiram em diversas partes do mundo em diferentes épocas, tendo como locais de origem o Canadá, Estados Unidos e Europa. No ano de 1966, no Canadá, uma gata deu à luz uma ninhada de gatos totalmente nus. Estes gatos deram origem a uma nova raça, que acabaria por se designar mais tarde de Sphynx. O nome Sphynx foi escolhido devido à semelhança com a grande esfinge de Gizé, no Egito.

Em Fevereiro de 1998, o registo da raça Sphynx foi aceite pela CFA – Cat Fanciers'Association, o que potenciou o desenvolvimento da mesma. Em 2000, 120 Sphynx estavam inscritos na associação, o que garantia a esta raça o 33º lugar em 40 raças reconhecidas.

Adorados por uns e depreciados por outros, esta é uma raça pouco divulgada e com uma aparência bastante singular. Com uma pele aparentemente nua e enrugada na cabeça, corpo e patas, a sua textura lembra o toque de um pêssego. Estes gatos apresentam uma fina penugem e alguns pelos espalhados pelo corpo não se tratando, portanto, de gatos completamente nus.

Trata-se de uma raça com uma estrutura óssea média e uma boa musculatura, pesando entre 3,5 a 7 Kg. Estes gatos estão reconhecidos em todas as cores e padrões. Os seus olhos são grandes, em forma de limão, e a sua cor é consonante com a cor da pelagem. A sua cauda fina tem a forma de um chicote, a que se dá o nome de “cauda de rato”. Esta pode apresentar um tufo na ponta, designando-se então por “cauda de leão”. É uma raça cuja esperança média de vida ronda os 14 anos.

| Temperamento e Caráter | 

Os gatos Sphynx são ativos, espertos e independentes. Leais e dedicados aos donos, estes gatos são muito afetuosos e adoram ser mimados, podendo até ser possessivos. Com um temperamento brincalhão e carinhoso, esta é uma raça sociável que se dá bastante bem com crianças e outros animais de estimação, nunca se mostrando agressiva.

Estes gatos são muito sensíveis às variações climáticas e, como tal, a vida num apartamento é perfeitamente adequada para estes animais que deste modo ficam protegidos contra o frio, calor e humidade.

| Saúde e Cuidados Específicos|

Os gatos Sphynx são animais muito sensíveis ao frio, calor e humidade. No Inverno, é indispensável administrar uma alimentação energética para manter a temperatura corporal ligeiramente superior à da espécie. Por sua vez, na época de maior calor é recomendável evitar a exposição solar, pois pode resultar em queimaduras e manchas.

Ao contrário de outras raças felinas, estes gatos transpiram pela pele, o que requer uma limpeza regular com uma luva de banho, sendo que o banho em si não é aconselhável. Uma vez que as suas orelhas tendem a produzir muito cerúmen, deverão ser objeto de cuidados regulares.

| Curiosidades |

Sabia que... 

- Gostam de ser o centro das atenções e de se exibir para as pessoas.

- Não possuem bigodes.

- Por quase não terem pelo e perderem calor corporal facilmente, adoram aconchegar-se com o dono e aceitam alegremente o uso de roupas.

-  Todas as cores estão reconhecidas, mas os gatos brancos parecem rosa e os pretos cinza-escuro.