Cuidar

Medo da trovoada

Medo da trovoada

Será que os trovões fazem com que o seu cão entre em pânico, fique com tremuras, ou comece a uivar e se esconda ??
Os especialistas em comportamento animal não garantem as razões porque alguns animais reagem tão mal às tempestades e trovoadas e outros não fiquem minimamente afetados por isso.
No entanto, sabemos que os mais afetados pelos ruídos, são habitualmente animais que tem problemas associados com medo, e principalmente os que sofrem de ansiedade de separação.

O que fazer quando se inicia uma trovada?

Existem duas formas de aproximação deste problema, o primeiro é como lidar com o animal enquanto a trovoada esta a decorrer, o outro é como nos prepararmos para futuras situações de pânico nestas ocasiões.

Existem 3 formas de ajudar o seu animal durante a trovoada ou tempestade:

1-    Recolha o seu animal numa divisão da casa se possível com janelas fechadas ao abrigo da luz, uma zona calma, com música calma de fundo, para que não possa ouvir os ventos fortes e chuva forte associada.


2-    Esteja presente para o seu cão, não o conforte em demasia pois estimula mais o comportamento de medo, fazendo com as futuras trovoadas sejam de mais difícil adaptação. Fique na mesma divisão onde o seu cão se encontra, tente brincar com os brinquedos dele para o poder distrair, e recompense o comportamento calmo. Se o seu animal estiver demasiado nervoso para brincar, simplesmente sente-se ao lado dele.


3-    Tente ficar o mais calmo possível, os animais são o nosso reflexo, um dono calmo vai fazer com que o seu animal de estimação se sinta mais relaxado.

Como preparar a próxima trovoada ou tempestade?

O ideal para iniciar o processo de dessensibilização do seu animal aos ruídos de uma trovoada, é comprar um DVD com ruídos de tempestade, que pode ser ouvido pelo seu animal de estimação gradualmente.
Primeiro começar a tocar num tom baixo e ir aumentado gradualmente ao mesmo tempo que recompensamos o comportamento calmo com biscoito ou brincando com, depois iremos aumentado o volume gradualmente.