Cuidar
Tudo sobre parasitas internos

Existem vários tipos de parasitas internos, que podem prejudicar gravemente a saúde do seu animal e alguns deles são transmissíveis ao ser humano. Estes parasitas diferenciam por atacarem diferentes órgãos do seu animal de estimação sendo os principais: intestino, pulmão e coração.
1) Vermes redondos: Estes longos parasitas vivem no intestino do hospedeiro privando-o de nutrientes importantes. Podem crescer o suficiente e levar ao bloqueio do trato intestinal do hospedeiro.
2) Ancilostomas: Esta espécie de parasita é comum em áreas húmidas e temperadas. Apesar de não serem muito compridas e serem pouco espessas, podem causar complicações severas quando estão presentes no intestino delgado.
3) Ténias: Estes parasitas podem ser muito compridos e infestar o revestimento intestinal do seu animal. Pode crescer o suficiente para obstruir o trato intestinal do hospedeiro.
4) Dirofilária: Estes parasitas alojam-se no coração do hospedeiro, mais especificamente nas artérias. Utilizam o fluxo sanguíneo para proliferarem ao longo do corpo. No seu crescimento podem atingir os pulmões, o que pode ser fatal para os cães e gatos.
Os sintomas gerais provocados por parasitas internos no cão e no gato são:
- Fadiga;
- Anemia;
- Fraqueza;
- Tosse;
- Dificuldades respiratórias;
- Falta de apetite;
- Vómitos;
- Diarreia;
- Presença de vermes nas fezes;
- Letargia;
- Défice Nutricional;
- Abdómen inchado;
- Atraso no crescimento (nos jovens);
- Emagrecimento (nos adultos);
Se o seu animal apresenta algum destes sintomas deverá consultar o seu médico veterinário para que realize uma análise das fezes e testes pertinentes, diagnostique o tipo de parasitas que tem e lhe prescreva o tratamento mais adequado.
Plano de prevenção:
1) Profilaxia + Desparasitação
Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o melhor método de prevenção anti-parasitário e administre desparasitante interno com regularidade. O seu médico veterinário irá aconselhar sobre qual o desparasitante mais adequado ao seu animal (estilo de vida, idade, raça, entre outros).
2) Limpeza
Muitos parasitas começam o seu ciclo de vida nas fezes. A caixa de areia e o jardim podem ser o local ideal para ocorrer uma infestação. Limpe e apanhe as necessidades regularmente.
3) Visitas de rotina ao médico veterinário
Alguns parasitas só podem ser identificados e tratados pelos médicos veterinários. Para além disso, na clínica será prescrito ao seu animal o desparasitante mais adequado para prevenir o aparecimento de parasitas. É importantíssimo que leve o seu animal a fazer check-ups regulares no seu médico veterinário para mantê-lo saudável.