Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

10 Pontos sobre a Toxoplasmose

10 Pontos sobre a Toxoplasmose

1. O Toxoplasma é um parasita microscópico encontrado em muitos animais e aves. Está frequentemente presente nos jardins e é também veiculada por vegetais frescos.

2. Mais cedo ou mais tarde, uma pessoa em cada duas é infectada, passando por um período de doença tipo constipação durante 2 ou 3 dias.

3. MAS, se uma mulher apanha toxoplasmose pela 1ª vez enquanto está grávida a infecção pode levar ao aborto ou a lesões no feto.

4. Testes de sangue pode mostrar se uma pessoa foi infectada e está imune a futuras. Um teste mais complexo usa uma amostra de sangue do bebé para diagnosticar infecções pré-natais e o tratamento é possível.

5. Se uma mãe é imune por ter tido contacto com o parasita há alguns anos não há que ter muitas preocupações. Mas, imune ou não, cada futura mãe deve tomar algumas precauções simples, como segue:

6. Os gatos excretam ovos de Toxoplasma nas fezes quando se infectam por comer aves, ratos ou carne contaminada. Evite limpar os dejectos do seu gato, se possível. Se tiver de o fazer use luvas de borracha.

7. Lave as mãos após mexer no gato. Os ovos de Toxoplasma não são infetantes até 24 horas depois de saírem do hospedeiro, portanto, se as fezes forem limpas logo após a eliminação e os recipientes lavados e escaldados com água a ferver, os riscos de contaminação são mínimos. Os recipientes podem também ser desinfectados mas lembre-se que o gato é muito sensível a odores residuais e muito desinfectantes caseiros são tóxicos.

8. Lave as mãos logo após manipular carne crua, fruta e vegetais. As infecções entram na cozinha por vários meios e são disseminadas por cozinheiros descuidados. Lave facas e sacas de compras também. Cozinhe a carne bem passada.

9. Se está grávida e pensando adquirir o primeiro gato, fale com o seu veterinário e com o seu médico primeiro.

10. NÃO entre em pânico. Se tem um gato não há razão para se livrar dele. A toxoplasmose existe há muito tempo. É possível de evitar e os gatos são só uma das suas muitas fontes.

11. Ninguém vive num mundo livre de infecções. Estamos expostos a muitos germes provenientes de outras pessoas, alguns da comida e poucos dos animais domésticos. Higiene básica e limpeza começando com o clássico “Agora lavo as mãos” ajudam a eliminar o risco de toxoplasmose bem como de outras infecções.