O Hospital

Equipa

 Dr. Luís Lobo - Diretor Clínico

                  undefined

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1992. Pós-graduado em Medicina Interna pela ESAVS (European School for Advanced Veterinary Studies). Doutorado em Ciências Veterinárias pelo ICBAS, Porto, com uma tese dedicada à cardiomiopatia dilatada canina.

Faz parte do corpo clínico do Hospital Veterinário do Porto desde 1992. Fundador e diretor do serviço de electrocardiografia à distância – Telecárdio. Fundador e antigo Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária. Investigador do CECA (Centro de Estudos de Ciência Animal) da Universidade do Porto e Professor de cardiologia na Faculdade de Medicina Veterinária da ULHT.

Ocupa os seus tempos livres a andar de mota e com os livros, sem esquecer a numerosa família é claro.

 

Dr. Amândio Dourado

 

                  undefined

Mestrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 2010.

Efetuou o seu estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto com realização de tese de mestrado relacionada com emergências e cuidados intensivos.

Desde essa data que faz parte da equipa de urgências e cuidados intensivos. 
Está atualmente responsável pelo serviço de Emergências e Cuidados Intensivos e Anestesia, do Hospital Veterinário do Porto
Para um maior desenvolvimento nestas áreas tem frequentado cursos e acções de formação noutros países.

 

Dra. Odete Vaz

                   undefined

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1993. Realizou estágio em Clínica de Pequenos Animais na Clínica Veterinária do Lima, atual Hospital Veterinário do Porto.

Desde 1993 que faz parte do corpo clínico desta instituição.

Tem como áreas de interesse: oftalmologia (área pela qual é responsável), radiologia e medicina interna.
Para um maior desenvolvimento nestas áreas tem frequentado cursos e acções de formação na Europa e USA.

 

Dr. Nuno Proença

                  undefined

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1995. Realizou o estágio curricular na Clínica Veterinária da Areosa e ai trabalhou até Junho de 2012. Membro do GITOV (Grupo de Interesse em Traumatologia e Ortopedia Veterinária).

Desde o início orientou a sua área de interesse na cirurgia e mais particularmente na área da cirurgia ortopédica e neurológica. Desde 2005 começou simultaneamente a prestar colaboração nessas áreas específicas com mais duas clínicas.

Integrou o quadro do HVP em Julho de 2012, tendo assumido a responsabilidade pela área da cirurgia ortopédica e neurológica desde Agosto de 2014.

 

Dr. Gonçalo Petrucci

                   undefined

Mestrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da ULHT. Realizou o estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto em 2013 e desde essa data integra a equipa do HVP. 
Coordenador da Academia de formação Onevetgroup.

Doutorando em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com tema subordinado à oncologia veterinária.

Médico residente do serviço de oncologia do HVP, dirigido pelo Dr. Joaquim Henriques.

Tem como principais áreas de interesse: Oncologia, medicina interna e ecografia

 

Dra. Joana Garrido

               undefined

Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar no ano de 2008. Realizou Estágio Curricular num Hospital Veterinário da região do Porto e no Laboratório de Parasitologia do ICBAS em 2008.
Entre 2009 e 2011 exerceu funções em vários hospitais veterinários nas regiões do norte e centro e desde então integrou o corpo clínico da Clínica Veterinária da Carvalha.
Atualmente exerce as suas funções no Hospital Veterinário do Porto.
Frequenta vários cursos, workshops e congressos de medicina veterinária subordinados às áreas de preferência.
Tem como principais áreas de interesse: medicina felina e medicina interna.

Dr. Joaquim Henriques

              undefined

Licenciado em Medicina Veterinária, em 2000, pela Universidade Técnica de Lisboa.

Realizou o internato em Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia, em 2006, no Hospital Veterinário Universitário da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Glasgow, Reino Unido.

Secretário da Sociedade europeia de oncologia veterinária.

Editor do painel de linfoma B do Grupo Europeu do estudo do linfoma.

Responsável pelo projeto Oncovet desde 2007 e Diretor Clínico do Hospital Veterinário Berna até Janeiro de 2021.

Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, desde 2007.

Doutorado em Biomedicina, pela Universidade da Beira Interior, num projecto sobre o Linfoma não-Hodgkin no cão. A investigação desenvolvida na área do linfoma tem sido realizada em estreita colaboração a Prof. Doutora Paula Chaves e o Prof. Dr. José Cabeçadas, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, e a Professora Doutora Jane Dobson da Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Em Maio de 2013 foi eleito secretário da Sociedade Europeia de Oncologia Veterinária (ESVONC).

Os seus principais interesses são o linfoma e outros tumores hematopoiéticos no cão e no gato, a oncologia comparada e a imunoterapia.

Atualmente exerce funções de consultor, dando assim apoio à equipa Onevet na área de oncologia.

 

Dra. Diana Ferreira 

                      undefined

Em 2010 concluiu a licenciatura com mestrado integrado em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL).

Posteriormente realizou vários estágios em dermatologia veterinária, no Hospital Escolar da FMV-UTL, e no Studio Dermatologico Veterinario em Milão, Itália. 


Em 2011 integrou a equipa de internos da Fundaciò Hospital Clínic Veterinari da Universidade Autónoma de Barcelona (FHCV-UAB), onde iniciou posteriormente em 2012 um programa de 3 anos de residência em Dermatologia Veterinária acreditada pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária (ECVD). Obteve o titulo de Especialista Europeia em Dermatologia Veterinária em 2016. 


Teve a oportunidade de publicar artigos em várias revistas e falar em congressos internacionais. 


Desenvolve o seu trabalho como dermatologista veterinária em Portugal nos Hospitais Onevet Group e em Inglaterra, onde integra, duas semanas por mês a equipa de dermatologia do hospital de referência Animal Health Trust.

 

Dr. Paulo Teixeira

                  undefined

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Realizou estágio curricular em 2016 no Hospital Veterinária do Porto e desde essa data que integra o corpo clínico.

Tem como principais áreas de interesse traumatologia, neurologia e cirurgia geral 

 

Dra. Ana Reis 

                 undefined

 

Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Realizou o estágio curricular no Hospital Veterinari Molins (Barcelona) e Hospital Veterinário do Porto em 2016 e desde essa data integra a equipa do HVP.

Tem como principais áreas de interesse Cardiologia, Medicina Interna e Anestesia. 

 

 

Dra. Mónica Roriz

              undefined

Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto Biomédicas Abel Salazar (I.C.B.A.S.) em 2001. Diplomada pelas Escolas Nacionais Veterinárias Francesas em comportamento animal desde 2008. Doutoranda em ciências veterinárias, em comportamento animal, no I.C.B.A.S..

Foi Docente da cadeira de comportamento e bem-estar animal na Escola Universitária Vasco da Gama (E.U.V.G.) 

Membro fundadora do GEE (Grupo de Estudo de Etologia). Responsável pelas consultas de comportamento animal em vários Centros Atendimento Veterinário na região Norte. Trabalha, desde 2005, junto da ÂNIMAS na formação do primeiro curso em Portugal, destinado à formação de duplas, cão e voluntário, que pretendam desenvolver atividades assistidas por animais. Participação em várias ações de formação e palestras nacionais como oradora.

 

Dr. Vítor Coelho

                  undefined

                                   

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizou o estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto.  

Integra a equipa do HVP desde janeiro de 2019.

Tem como áreas de interesse cardiologia e medicina interna.

 

Enf.º Luís Santos 

                   undefined

Licenciado em Enfermagem Veterinária pelo Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior Agrária de Viseu, 2018. Tem como áreas de interesse: cirurgia, imagiologia, medicina interna e emergência e cuidados intensivos. 

Realizou estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto em 2018, onde  exerce funções de Enfermeiro Veterinário desde Setembro do mesmo ano.

 

Enf.ª Helena Lima

                 undefined

Enfermeira Veterinária, com formação na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Realizou o estágio de final de curso no Hospital Veterinário do Porto, integrando a Equipa de Enfermagem Veterinária, no HVP, desde Março de 2018.

Tem como principais áreas de interesse: internamento, emergências e cuidados intensivos, neonatologia e pediatria.

 

Enf.ª Ariana Gonçalves

undefined

Licenciada em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança em 2017.

Realizou o seu estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto e desde então que integra o corpo clínico.

Exerce funções de apoio ao internamento, cirurgia e consultório, bem como funções de rececionista e serviço de urgência. 
 

Tem como áreas de interesse nutrição animal, medicina interna e cirurgia.

 

Enf.ª Sara Pinto

                       undefined

 Licenciada em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 2019.

Realizou estágio no Hospital Referência Veterinária Montenegro, onde exerceu até Junho de 2020, momento a partir do qual passou a integrar a Equipa de Enfermagem do Hospital Veterinário do Porto.
Tem como áreas de interesse: neurologia, monitorização anestésica e urgências.

 

Carla Azevedo

                      undefined

Integrou a equipa do HVP em 1995, onde desempenhou funções de rececionista, auxiliar de consultório, apoio ao internamento e cirurgia.

Atualmente exerce apoio ao departamento financeiro.

 

Graciete Rodrigues

                       undefined

Integrou a equipa do HVP em 1992 onde desempenha até hoje a função de auxiliar de veterinária, internamento, apoio cirúrgico e anestésico.

 

Jorge Silva

undefined

Integrou a equipa do Hospital Veterinário do Porto em 2008, exercendo a função de responsável pela manutenção, realizando também o transporte de animais.

 

Mónica Alves

        undefined

Realizou o curso de Auxiliar de Veterinária no Hospital Veterinario do Porto em 2015. Juntou-se à equipa em Agosto de 2016.

 

Natividade Gomes

                     undefined

Integrou a equipa do HVP em 1987, onde desempenha até hoje a função de auxiliar de veterinária, internamento, apoio cirúrgico e anestésico.

 

Odette Varum

                     undefined

Integrou a equipa do HVP em 2014, onde exerce funções de rececionista, auxiliar de internamento, consultório e serviço de urgência.

Formação em Auxiliar de Veterinária realizada no Hospital Veterinário do Porto.

Frequentou ações de formação em procedimentos de emergências veterinárias e em comportamento felino.

 

Sandra Cardoso

 

                     undefined

Integrou o quadro do HVP em 1999 desempenhando funções de auxiliar de consultório, internamento e apoio à cirurgia. Atualmente exerce a função de responsável de compra e gestão de stocks.

 

Sandra Teixeira

                 undefined                  

Integrou a equipa do HVP em 2003 onde exerce até hoje a função de rececionista. Frequentou várias ações de formação na área Rececionista, Primeiros Socorros para Animais, Cuidados Geriátricos em Animais ministrados pelo Centro de Formação Contínua do HVP.

 

Raquel Bandeira

 

                   undefined

Integrou a equipa da Clínica Veterinária de Valongo em 1999, onde desempenhou as funções de rececionista, auxiliar de consultório e internamento, e ainda gestão de stocks. Exerceu funções de rececionista, auxiliar de consultório e internamento na Clínica Veterinária de Ermesinde, Rio Tinto, Carvalha e Gondomar.

Atualmente exerce funções no Hospital Veterinário do Porto.

Frequentou cursos modulares para auxiliares e enfermeiros veterinários sob a orientação da Royal Canin.

Tem como área de interesse: nutrição e comportamento.

 

Teófilo Maia

                                undefined

Integrou a equipa do HVP em 2007. Frequentou o Curso de Auxiliar de Veterinária concluído em 2007. Experiência na área de lazer, comportamento canino/felino, dogwalking, e tratamento em animais.