Cuidar

Intoxicação por paracetamol (Ben-u-ron) nos gatos

Intoxicação por paracetamol (Ben-u-ron) nos gatos

A toxicidade do Ben-U-Ron nos gatos

Gatos e paracetamol . . . não misturar!!

É importante ter a noção de que grande parte dos medicamentos usados em medicina humana não devem ser administrados a cães e gatos por duas razões principais: o tamanho dos nossos animais é muito inferior ao de um humano, logo a sobredosagem é frequente e, mais importante ainda, é o facto de muitos medicamentos sofrerem uma metabolização diferente podendo daí resultar substâncias tóxicas e potencialmente letais.

O princípio ativo do Ben-U-Ron (acetaminofeno ou paracetamol) é muito tóxico para os animais e principalmente para os GATOS, causando:

- Falha hepática grave;

- Hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos);

- Formação de corpos de Heinz - alterações nos glóbulos vermelhos que fazem com que estes sejam  reconhecidos como células estranhas ao organismo;

- Formação de metahemoglobina que impede o organismo de receber oxigénio e causa dificuldades respiratórias severas.

Os sintomas de intoxicação por acetaminofeno podem incluir:

vómitos, prostração, dificuldades respiratórias, fraqueza, mucosas cianóticas (azuladas), salivação excessiva, edema da face e dos membros, convulsões e, em casos muito graves, coma e morte.

O diagnóstico e o tratamento precoces são de importância vital pelo que se administrou Ben-U-Ron ao seu animal ou se suspeita que ele possa ter ingerido, dirija-se o mais rapidamente possível ao seu médico veterinário.

O tratamento inclui:

- Hospitalização para soroterapia e suporte de oxigénio;

- Indução do vómito se a ingestão ocorreu há menos de 4 horas;

- Fármacos que diminuam a absorção gástrica do tóxico;

- Antídoto: acetilcisteína;

- Protetores do estômago.

O prognóstico depende da quantidade de tóxico ingerida e do tempo entre a ingestão e o início do tratamento.

NUNCA ADMINISTRE BEN-U-RON AO SEU GATO!!