Cuidar

Raça do mês - Labrador

Raça do mês - Labrador

| Origem e Aparência |

A raça Labrador faz parte de um grupo de seis raças distintas de Retrievers, cujo nome tem origem no verbo inglês “to retrieve” que significa “ir buscar”, ou seja, “trazer”. Nos seus países de origem: Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá, as raças Retrievers eram criadas para entrarem em ação após o abate das peças de caça, fosse esta rasteira, de aves ou aquática. A sua função era encontrar as peças abatidas e trazê-las ao caçador. O L abrador é originário da Grã-Bretanha e espalhou-se por todo o mundo, sendo uma das raças Retriever mais famosas.

Esta raça caracteriza-se por uma constituição e ossatura fortes, cabeça e crânio largos, orelhas relativamente pequenas, patas compactas e um maxilar e dentes poderosos. A cauda de lontra, característica destes animais, é muito espessa no início e vai-se estreitando até à ponta. Os machos pesam de 34 kg a 37 kg e medem 56-57 cm, ao passo que as fêmeas pesam de 26 kg a 30 kg e medem 54-56 cm. Com um pelo curto, denso e lustroso, as cores podem variar entre o preto, amarelo ou castanho chocolate. Nos cães pretos e amarelos, os olhos devem ser castanhos, enquanto nos de cor de chocolate devem ser avelã. Bem tratados, os Retrievers podem viver até aos 15 anos.

| Temperamento e Caráter |

O cão Labrador é muito sociável, com bom feitio, bem-disposto e, além disso, carinhoso e fiel. É inteligente, obediente por natureza e tem boa memória, não sendo difícil a sua educação. Não é bom guarda, mostrando-se mais desejoso de fazer festas às pessoas que se cruzam no seu caminho do que em proteger a casa.

Como todos os Retrievers, o Labrador é um caçador apaixonado mas, acima de tudo, adora os momentos de convívio com os donos, sendo bastante dedicado à família. Estes cães têm um caráter excecionalmente equilibrado e são excelentes companheiros tanto para as crianças como para outros animais domésticos.

São cães que necessitam de um ambiente harmonioso e de afeição, não suportando a solidão prolongada. Com um nível energético elevado, necessitam também que o dono trabalhe e brinque com eles pois, caso contrário, podem tornar-se inquietos. Considerados dos melhores cães de companhia, são verdadeiros amigos e têm uma alegria de viver irresistível.

| Saúde e Cuidados Específicos |

O cão Labrador é bastante guloso e com uma grande tendência para a obesidade por isso um dos cuidados essenciais é a alimentação. De forma a serem cães equilibrados, saudáveis e com um peso adequado, precisam de se exercitar diariamente (correr ou nadar), pois são bastante ativos e o seu bem-estar passa por serem desafiados física e mentalmente.

Entre as doenças mais comuns da raça Labrador, encontra-se a displasia da anca e a atrofia da retina, pelo que deverá ser cuidadoso e escolher um criador responsável. Devido à pelagem densa destes cães, é importante escová-los com regularidade (cerca de duas a três vezes por semana) para que os pelos mortos sejam removidos e se garanta uma pelagem lustrosa.

| Curiosidades|

Sabia que...

- Os primeiros cães desta raça tinham quase todos o pelo preto.

- Começaram por ser cães de pescadores, pois o seu pelo isola-os contra o frio e além de adorar água, são ótimos nadadores.

- A sua cauda é grossa e sem franjas servindo como leme quando este se encontra na água, sendo conhecida como “cauda de lontra”. 

- Têm o chamado “dente suave”, pois têm a capacidade de segurar um objeto sem o danificar.

5. São extraordinários cães de cegos e de deficientes psíquicos ou motores.

6. Com um faro excecional, são auxiliares preciosos na deteção de drogas e procura de sobreviventes, sendo ajudantes inigualáveis das equipas da Polícia e Bombeiros.