Cuidar

Pelo do animal

Pelo do animal

Os pelos não crescem continuamente, mas sim em ciclos. Cada ciclo é constituído por um período de crescimento que se denomina anagen, um período capilar que se denomina catagen e um período de repouso.

O período de crescimento, anagen, é uma fase em que o folículo produz activamente pêlo. O período capilar, catagen, é uma fase intermédia e o período de repouso, é uma fase em que o pêlo fica retido no folículo como se estivesse morto, caindo imediatamente.

O ciclo capilar está influenciado pelos seguintes factores:

- Fotoperíodo (quantidade de luz recebida pelo animal);

- Temperatura ambiente;

- Nutrição;

- Desequilíbrios hormonais;

- Estado geral de saúde.

A atividade do folículo piloso atinge o seu ponto máximo durante o verão e mínimo no inverno. Por exemplo mais de 50% dos folículos pilosos estarão na fase de telogen (queda) no verão, mas no inverno aumenta para 90% os pelos na fase de telogen.

Muitos animais que são expostos a várias horas de luz artificial (animais que vivem dentro de casa), podem perder pêlo o ano inteiro.

Devido a que o pêlo é predominantemente proteína, a nutrição tem um profundo efeito na sua quantidade e qualidade. Uma nutrição deficiente provoca o aparecimento de um pêlo, fino, seco e com problemas de pigmentação.

Em situações em que o estado geral de saúde esteja afetado a fase de anagen é mais curta e existem mais pêlos em fase de telogen.

O ciclo capilar é afetado muito frequente por desequilíbrios hormonais, hipotiroidismo, excesso de corticosteróides (cortisona) e estrogénios, inibindo a fase anagen (o crescimento) e a taxa de crescimento do pêlo diminui.