Cuidar
A doença periodontal

Tudo começa com a formação da placa bacteriana.
Ao longo do tempo, as bactérias da cavidade oral (mais de 300 espécies!) combinam-se com a saliva para formar na superfície dos dentes um “biofilme” bacteriano muito resistente, que constitui a placa dentária, que assume um aspecto amarelado.
Não havendo remoção da placa bacteriana, esta vai se mineralizando formando o tártaro. Não havendo higiene oral nos animais, esta mineralização vai aumentando formando pedras sobre os dentes levando à doença periodontal.
O que é a doença periodontal?
Considerada uma "doença silenciosa".
- É a doença mais comum em cães e gatos, atingindo 85% dos pets acima de 5 anos;
- Mau-hálito e tártaro, e nos casos avançados, perda dos dentes.
- Bactérias da cavidade oral migram para coração, fígado e rins.
- Responsável por diminuir a expectativa de vida dos nossos amigos
Como prevenir a doença periodontal?
- Escovando, diariamente, os dentes do seu animal de estimação.
- Utilizar escovas de dentes e pastas próprias para animais de estimação (as pastas de humanos são tóxicas para os animais);
- Destartarização (se o veterinário achar pertinente);
- Fornecer brinquedos maleáveis, ossos artificiais, barras orais e biscoitos indicados para prevenção de formação de tártaro;
- Visita anual ao dentista veterinário.
Como tratar a doença periodontal?
O tratamento poderá passar pela destartarização por ultra-sons, polimento e colocação de cera dentária de forma a tornar a superfície dentária mais lisa e impedir a nova aderência de bactérias.
Benefícios da destartarização
A destartarização garante uma excelente qualidade de vida ao seu animal de estimação, evita infecções no organismo, garante um bom hálito e saúde geral ao seu animal de estimação.