Porquê efetuar controlo de parasitas?

Porquê efetuar controlo de parasitas?

1 de março de 2016

É muito importante que os donos mantenham um controlo dos parasitas. Isso faz com que o animal tenha uma vida muito mais saudável, além de protegê-los de possíveis doenças e alergias provocadas por pulgas, carraças e parasitas intestinais.

Qual a importância de efetuar controlo de parasitas?

  • Os parasitas são uma ameaça nem sempre detetável pelo dono;
  • Controlar os parasitas é importante não só para seu animal, como também para toda a família que com ele convive, afinal esses inimigos são transmissores de doenças para o homem;
  • As pulgas e carraças possuem uma capacidade reprodutiva extraordinária;
  • Os parasitas externos como a pulga e carraça são a causa nº 1 de alergias da pele nos cães e gatos;
  • O tratamento precoce diminui o desconforto do seu animal diminuindo a possibilidade de transmissão de doenças e reduz o grau de infestação da sua casa.
  • Os parasitas, ovos e larvas estão virtualmente em toda a parte, na terra dos seus vasos, nos seus sapatos...
  • Mesmo que o seu animal viva na cidade ou dentro de casa, é importante prevenir e desparasitar regularmente;
  • Mesmo que não vá para o campo, e mesmo que não saia de casa, o seu animal está exposto aos parasitas. 
  • Os sintomas de presença de parasitas são pouco evidentes inicialmente e passam facilmente despercebidos aos olhos do dono.

Um dos principais cuidados básicos de saúde a ter com o seu animal de estimação é a desparasitação. Os animais podem ser infestados com vários tipos de parasitas: os externos (ectoparasitas) geralmente animais, como as pulgas e carraças. Existem também os parasitas internos (endoparasitas), que se alojam essencialmente a nível do tubo digestivo. Uma infecção parasitária não tratada pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu animal de estimação.  

Os parasitas existem o ano inteiro, pelo que a prevenção é a melhor forma do seu animal estar sempre protegido. Alguns parasitas só podem ser identificados e tratados pelos médicos veterinários. É assim importante manter-se alerta.  

Só o recurso à prevenção rigorosa e regular permitirá que fique tranquilo face aos parasita.

Lembre-se: a qualidade de vida dos seus animais de companhia está nas suas mãos! A presença de parasitas é evitável, sendo relativamente fácil de controlar.

Aproveite a nossa campanha gratuita de controlo de parasitas, e junto do médico veterinário estabeleça ainda um plano preventivo anual de parasitas, para uma vida saudável tanto para o seu animal de estimação como para si.