Campanha Dirofilariose

Campanha Dirofilariose

1 de março de 2018

 O que é a Dirofilariose?

A dirofilariose ou parasita do coração é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar os gatos. O parasita responsável pela dirofilariose é um nemátodo denominado  Dirofilaria immitis. Os cães são infetados por formas lavares do parasita, transmitidas pela picada de um mosquito. Através da pele e da musculatura, estas migram e penetram nos vasos sanguíneos, alojando-se, finalmente, no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e uma tosse crónica.

 

Onde ocorre a Dirofilariose em Portugal?

Esta patologia afeta principalmente a espécie canina e é comum em zonas quentes e temperadas, representando atualmente uma das doenças parasitárias dos cães mais importantes da Península Ibérica. Em Portugal, algumas zonas têm uma prevalência significativa de Dirofilariose, como os distritos de Coimbra e Setúbal.

 

Quais são os sinais clínicos mais comuns?

Os sinais clínicos da dirofilariose, consequências das lesões causadas pelo parasita no coração e vasos sanguíneos adjacentes, aparecem vários meses após o cão ter sido picado. Numa fase precoce da doença, o cão demonstra poucos sinais clínicos. Estes vão evoluindo com o tempo, sendo que os principais:

  • Tosse crónica
  • Diminuição da tolerância ao exercício
  • Perda de peso.

Posteriormente aparecerão a dispneia (dificuldade em respirar), a febre, podendo desenvolver-se também ascite (líquido na cavidade abdominal).

A morte dos parasitas pode levar à ocorrência de tromboses em vários órgãos. Na ausência do tratamento, a dirofilariose pode ser fatal.

 

CAMPANHA 

Venha conhecer a nossa campanha de Dirofilariose e aproveite as nossas condições especiais!

Adopte medidas de prevenção. Não deixe que a doença chegue primeiro! 

 

Para mais informações, fale connosco.

*Campanha válida de 1 a 31 de Março de 2018, não acumulável com outras campanhas ou protocolos em vigor.