Cuidar

Dicas sobre a caixa de areia do seu gato

Dicas sobre a caixa de areia do seu gato

As caixas de areia para gatos são dos itens mais importantes para se adquirir quando temos um gato em casa. Sabemos que gatos têm um sentido de limpeza muito apurado, sendo por isso importante que as caixas preencham os requisitos para serem utilizadas e facilitar assim a vida do dono.

Cada gato tem o seu comportamento, o que implica que nem todos usam a caixa da mesma forma. De facto, existem gatos que enterram as suas fezes e urina e outros não. Porquê? Tudo tem a ver com a natureza do seu gato e com a marcação de território: Se o seu gato for dominante ele não irá enterrar os seus excrementos para que assim outros animais fiquem com medo dele. Se o gato for submisso, então ele irá enterra-los, por ter medo que um possível predador o descubra.

Apesar de domesticados os gatos ainda mantém esse comportamento e isso torna a caixa de areia muito importante para eles.

Deixamos aqui algumas dicas de como pode ajudar o seu animal a dar uso a caixa de areia, sem levantar problemas no futuro:

  • Os gatos preferem caixas de areia que tenham aproximadamente 1,5 vezes o cumprimento do seu corpo. Muitas caixas que se encontram à venda são pequenas para o seu gato, sendo por isso um factor importante a ter em conta;
  • Deve ser limpa no mínimo uma vez por dia e lavada por completo no mínimo uma vez por semana. Use luvas ao realizar a limpeza;
  • Coloque uma quantidade significante de areia, pelo menos 3 dedos de altura, para que o seu gato consiga enterrar as suas necessidades;
  • Escolha uma areia de qualidade: A maioria dos gatos prefere areia fina e sem cheiro;
  • Não coloque jornal, nem fraldas ao invés de areia;
  • A caixa pode ser aberta ou fechada, mas a maioria gosta de privacidade;
  • É recomendável usar uma caixa de areia por cada gato, e uma extra. As caixas devem ser colocadas pelo menos em duas localizações diferentes, sendo ainda mais importante se se tratar de uma casa com vários gatos. O local onde é colocada a caixa deve ser o mais privativo possível e fácil de aceder. É importante evitar que as caixas sejam colocadas em ambientes muito ruidosos.
  • Tente não bloquear a entrada/saída das caixas. Tenha pelo menos duas formas dos gatos poderem entrar e sair da caixa.
  • Nunca encurrale o seu gato na caixa de areia para lhe dar medicação o outro tipo de procedimentos que possam levar ao seu desagrado. 
  • Mantenha a caixa longe do local onde coloca a água e a comida do seu gato;
  • Se o seu gato não faz as suas necessidades na caixinha então tente trocar de lugar, de areia ou de caixa.

Qualquer problema deve ser sempre avaliado por um médico veterinário. Podem surgir doenças urinárias ou intestinais relacionadas com um uso inadequado da caixa de areia. Nunca medique seu gato sem consultar primeiro o seu médico veterinário.