Cuidar

10 dicas para transportar o seu gato na visita à clínica

10 dicas para transportar o seu gato na visita à clínica

1. Nunca viaje com o seu gato sem o colocar na caixa transportadora

2. Escolha uma transportadora robusta que se abra a partir do topo e na parte dianteira. Esta também deve poder ser desmontada no meio (uma parte superior removível permite que um gato ansioso possa ser examinado facilmente) Concentre-se nos aspetos práticos e funcionais e evite transportadoras extravagantes. Sinta-se livre para perguntar à nossa equipa qual a transportadora mais aconselhável para o seu gato.

3. Deixe a transportadora em casa, num local onde ela pode ser reconhecida pelo seu gato, permitindo que se torne familiar.

4. Torne o transporte o mais confortável e familiar quanto possível, colocando em algumas roupas o seu cheiro e/ou o cheiro dos seu gato. Borrife um pouco de feromonas na roupa, no mínimo 3º minutos antes da partida. Não se esqueça que o seu gato pode estar doente ou pode sujar a transportadora durante a viagem, por isso é uma boa ideia ter alguma peça extra para quando voltar para casa.

5. Se o seu gato não entrar espontaneamente na transportadora, deve coloca-lo com calma através da abertura superior. Se ele entrar na transportadora, pode envolve-lo numa toalha grossa (contendo o seu perfume ou feromonas).

6. Uma vez no carro, evite que a transportadora seja abanada durante o percurso, colocando-a no banco de trás e com o cinto de segurança. Conduza com cuidado, evite música alta e fale calmamente com ele para o tranquilizar. Alguns gatos gostam de ver o percurso, mas a maioria deles vai apreciar se colocar em cima da transportadora uma toalha.

7. Quando for de carro para a clinica, evite tremer a transportadora ou bater a mesma contra as suas pernas.

8. Uma vez na receção, pergunte onde pode colocar a transportadora (a clínica terá uma receção dedicada a donos de gatos com lugares específicos onde poderá colocar a transportadora). Nós recomendamos que coloque a extremidade frontal da transportadora na sua direção.

9. Deve cumprir este protocolo na ida para casa.

10. Por último, se tiver vários gatos, de ter algumas precauções quando os levar de volta a casa, após uma longa estadia na clinica. Deixe o seu gato na transportadora durante algum tempo e veja como os seus outros gatos reagem. Se todos os gatos estiverem calmos, pode abrir a transportadora e deixar o seu gato juntar-se aos companheiros. Se sentir tensão entre eles, mantenha o seu gato numa sala separada por um mínimo de 24 horas para que volte a ganhar um odor familiar.

Esperamos que estas dicas facilitem a sua próxima visita ao veterinário com o seu gato!