Cuidar

Cães e gatos juntos e felizes

Cães e gatos juntos e felizes

Sim é possível! Se a sua opinião está mais de acordo com o ditado “lutar como cães e gatos” então leia e renda-se à fofura deste artigo. Durante muito tempo quando o assunto era ter cães e gatos juntos na mesma casa, a opinião geral era que isto simplesmente não era possível, devido aos estilos de vida opostos e personalidades muito diferentes. Mas será que é mesmo assim?

Muitas pessoas não conseguem escolher entre ter um cão ou um gato, então juntaram os dois! Na grande maioria foram casos de sucesso. Quais os segredos?

No início é preciso ter muita paciência e dedicar tempo aos seus patudos para o seu bem-estar e ordem dentro de casa.

Outro aspecto importante é o carinho e atenção. Os nossos animais têm necessidade de sentir amor e este tem de ser repartido de igual forma, para que não sintam ciúmes e revolta entre eles.

Quem não gosta de ter uma casa ampla e espaçosa? O espaço também é muito importante para o conforto dos nossos melhores amigos. Quanto mais espaço para eles brincarem melhor para eles, pois sentem-se mais à vontade e não apresentam predisposição para dominar e delinear o seu espaço, o que evita brigas. Caso as brigas sejam frequentes é necessário existirem espaços isolados para que os animais possam aproveitá-los para se refugiar em momentos de tensão.

A curiosidade entre eles vai despertar e precisa de lhes dar tempo para se conhecerem, cheirarem e brincarem. No entanto, não deve descurar a vigilância e deve tentar uma aproximação suave e gradual, começando pelo contacto visual e lentamente passando para o contacto físico. Nesta fase é normal reações menos saudáveis e mais violentas, por isso não se assuste e não desista logo, com o tempo vão ficando mais amigos.

Este é normalmente um momento de grande alegria e novidade, mas também pode não correr tão bem se não colocar em prática as precauções necessárias. Se seguir estes pequenos passos verá que tudo vai correr da melhor forma e vão viver todos juntos e felizes!