Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Parto de Cadelas e Gatas

Parto de Cadelas e Gatas

A gravidez em cadelas e gatas dura aproximadamente 63 dias.

Existem 3 fases no parto:

1ª Fase – Sinais :

1 -Nervosismo
2 -Fazer o ninho
3 -Inapetência
4 -Urina com frequência

Esta é a 1ª fase, telefone-nos a avisar. Assim poderemos ajudar de Imediato quando chegar a altura.

 

2ª e 3ª Fase  -Trabalho de Parto:

A cadela/gata começa a contrair-se para expelir o cachorro. Se ela se contrair continuamente durante 2 horas e não sair nenhum cachorro/gato, POR FAVOR CONTACTE-NOS. No caso de sair um cachorro/gato e estar tudo a correr bem, deixe-a estar só .
Normalmente a mãe comerá as placentas, o que lhe pode provocar diarreia.
Por Isso tente tirar algumas para evitar que ela coma todas.
A cadela/gata poderá não retirar as secundinas (saco que envolve o feto) a todos os cachorros/gatos. Nesse caso terá de o fazer manualmente por ela.

 

ANOMALIAS:

1 – Contracções que se prolongam por mais de 2 horas sem que haja saída de cachorros/gatos –CONTACTE-NOS!

2 – Se o cachorro/gato se apresenta de rabo terá de nascer rapidamente ou morrerá por asfixia. Agarre o feto com um pano ou uma toalha e puxe gentil e continuamente fazendo um ângulo de 45 graus, para baixo, com a cadela – NÃO SEJA BRUSCO.

3- Quando o cachorro nascer pode:

a) - Estar dentro das suas membranas. Rasgue-as com os seus dedos ao longo das costas do cachorro/gato. Limpe o líquido da boca e nariz e sopre na boca para estimular a respiração.

b) – As membranas rasgaram-se durante o parto mas as secundinas ainda estão agarradas. Se o cachorro/gato estiver a respirar coloque-o de costas na sua mão, com o cordão umbilical entre o polegar e o indicador e corte as membranas que estão para lá dos seus dedos (as secundinas). Mantenha o cordão apertado durante 30 segundos para parar de sangrar .

Depois esfregue vigorosamente o cachorro/gato com uma toalha de felpo, abane-o e  sopre na boca para o estimular a respirar .

Coloque-o junto da mãe. Se ela não se interessar ponha-o numa caixa pequena com uma botija de água quente a cobrir a caixa e cubra o cachorro/gato com uma toalha. Quando a mãe tiver acabado o trabalho de parto e estiver mais calma, apresente-lhe de novo os filhos.

4 – Se não houver problemas, contacte-nos numa altura conveniente para um exame pós-natal da mãe e filhos.