Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Imunodeficiência Felina

Imunodeficiência Felina

A Imunodeficiência felina (IDF) é uma doença causada por um retrovírus e que afecta gatos provocando um síndrome semelhante ao da imunodeficiência humana. Este vírus enfraquece o sistema imunitário do gato levando ao surgimento de outras doenças que normalmente não afectariam um gato saudável.

Embora não exista cura os gatos com IDF podem viver bastantes anos portadores da doença.
A IDF tem uma distribuição mundial e a sua transmissão é feita através de mordeduras.
Por isso, gatos machos agressivos e que tenham acesso ao exterior constituem um grupo de risco para esta doença. As gatas podem também transmitir a doença à sua descendência durante a gestação e amamentação.
A IDF não afecta as pessoas, embora pessoas de grupos de risco devam ter algumas precauções especiais, não com a IDF propriamente dita, mas com outras doenças que gatos IDF positivos são mais susceptíveis de contrair.

A vacina para a IDF ainda não existe em Portugal e o tratamento de gatos IDF positivos envolve um plano de saúde preventivo de forma a evitar doenças oportunistas e o tratamento destas doenças à medida que forem surgindo.
Para prevenir a IDF evite que o seu gato tenha acesso a ambientes exteriores frequentados por outros gatos de rua. Os gatos machos devem ser esterilizados de forma a diminuir a deambulação em busca de fêmeas e de forma a diminuir a sua agressividade.
Qualquer gato de rua que se pretenda introduzir de novo em casa deve previamente ser testado de forma a evitar contágio.