Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Iguanas

Iguanas

A Iguana vulgarmente conhecida como iguana verde, é um lagarto originário das regiões húmidas da América Central e do Sul, pertencente à família Iguanidae.

É um réptil arborícola, que se confunde entre a folhagem das árvores usando a sua cor verde e às riscas na cauda, mas pode também deslocar-se em meios aquáticos, pois é um nadador excelente. Passa muito tempo ao Sol descansando entre os ramos. É um lagarto vegetariano estrito pela sua natureza arborícola, com uma maior predilecção por alimentos foliáceos. A sua longevidade pode ultrapassar os 20 anos (em cativeiro).

Quanto ao seu tamanho, pode atingir os 2,1 m (variando habitualmente entre os 90 e os 180 cm) e a sua cauda é responsável por por 2/3 do seu comprimento. As iguanas são animais selvagens adaptados a cativeiro, por isso não há que esperar o mesmo comportamento que animais domésticos (cão ou gato) possam demonstrar. Há que conhecer o seu comportamento e observar a sua linguagem corporal, para poder avaliar e reconhecer, não só a sua “disposição” diária, como também alterações que possam estar relacionadas com patologias. As condições em cativeiro devem aproximar-se, sempre que possível, às características do seu meio natural.  Por isso, há que preparar uma floresta amazónica em miniatura para que a iguana se sinta em casa.

Estados fisiológicos diferentes, como o crescimento, a ovopostura ou estados de doença obrigam a um cuidado maior os alimentos seleccionados e as condições do meio envolvente.

As patologias mais comuns em iguanas estão normalmente associadas ao desconhecimento das necessidades destes animais, quer a nível do ponto de vista ambiental (temperatura, humidade e luz), quer do ponto de vista alimentar (dieta apropriada à espécie e de alto valor nutricional).

Muitas delas por isso, podem ser evitadas, como por exemplo, podemos referir o hiperparatiroidismo nutricional secundário, que ocorre principalmente durante o período de crescimento e que está relacionada com o metabolismo do cálcio.

As iguanas são animais bonitos e fascinantes, só é preciso ter alguns cuidados!