Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Glaucoma

Glaucoma

Buffy tem Glaucoma

Buffy é uma Cocker Americana de 5 anos de idade. Há uma semana o seu olho esquerdo ficou vermelho e ligeiramente aumentado de tamanho. A córnea ficou azulada. Veio à consulta e após um exame oftalmológico completo foi-lhe diagnosticado Glaucoma.

 

Glaucoma em cães? Pensei que só acontecesse no Homem!

O Glaucoma é uma doença que acontece em várias espécies. Nos cães, julga-se que um em cada 200 sofre de alguma forma da doença. Ocorre com mais frequência em cães de raça pura e afecta mais de 50 raças. As mais comumente afectadas são o Cocker Americano, Basset Hound, Akita, Cocker Spaniel Inglês, Springer Spaniel e Siberian Husky.


O que é Glaucoma?

É um grupo de doenças que causam um aumento da pressão dentro do olho. Este aumento de pressão causa lesão das estruturas oculares, e não sendo diagnosticado e tratado a tempo leva a cegueira. No cão estão descritos 15 tipos diferentes de glaucoma, sendo grande parte de origem hereditária. Ambos os olhos podem ser afectados embora não ao mesmo tempo. No gato e no cavalo são geralmente secundários as inflamações do olho e afectam só um olho.

 

O que acontece no Glaucoma?

Quando o Glaucoma se desenvolve, a sistema que regula o fluxo do humor aquoso (líquido dentro do olho) está afectado. O humor aquoso é produzido no corpo ciliar (localizado por trás da íris—parte colorida do olho). Este fluido passa através da pupila para a câmara anterior e é drenado através de uma estrutura localizada entre a córnea e a íris (ângulo iridocorneal).

Este sistema de drenagem cria sempre alguma resistência à passagem do líquido de modo a manter a pressão dentro do olho sempre mais ou menos constante (10-20 mm Hg).

Se a pressão se eleva acima dos valores seguros, ocorrem danos na retina, nervo óptico, causando mesmo em casos graves perda total da visão.

 

Quais as causas de Glaucoma?

Tanto no homem como no cão os glaucomas podem ser divididos em três grandes categorias: primários, secundários e congénitos.

Os glaucomas primários são aqueles que têm uma base genética. Não têm uma causa aparente.

Os glaucomas secundários tem uma causa detectável, por exemplo: hemorragia dentro do olho, tumor dentro do olho de crescimento rápido. Se o problema for controlado e eliminado a tempo, o glaucoma poderá ser controlado.

Nos glaucomas congénitos, o sistema de drenagem do fluido não teve um desenvolvimento normal e está mal formado ao nascimento. Na maioria dos casos o quadro clínico não se desenvolve até que o animal tenha vários meses ou até mesmo um ano de idade.

 

Como se trata o Glaucoma?

A eficácia do tratamento depende de um diagnóstico precoce, da determinação do exacto tipo de glaucoma e da combinação da terapia médica com a cirúrgica.

Nos cães os glaucomas primários afectam geralmente ambos os olhos, embora possa aparecer num olho meses antes do que no outro. Infelizmente o glaucoma do primeiro olho já está muito avançado quando o animal é visto pelo veterinário e difícil de tratar. O segundo geralmente ainda está numa fase inicial ou num estado pré—glaucomatoso.

O tratamento médico consiste na aplicação de gotas e comprimidos por via oral para diminuir a produção do humor aquoso e aumentar a sua eliminação do olho.

Nem sempre a terapia médica é eficaz porque a doença pode continuar a evoluir.

Existem procedimentos cirúrgicos para aumentar a drenagem do humor aquoso.

Também se pode destruir o corpo capilar ( local onde é produzido o humor aquoso) através de laser. A técnica mais eficaz consiste na implantação de válvulas que permitem uma drenagem maior do humor aquoso.

O uso de válvulas de “Ahmed ” no tratamento do glaucoma canino.

As válvulas de Ahmed são implantes cirúrgicos utilizados no tratamento de vários tipos de glaucoma em cães e gatos. Estas válvulas de silicone têm uma estrutura sensível à pressão que abre quando a pressão atinge 8-10 mm Hg. O tubo é implantado na câmara anterior do olho e permite que 2a 4 µl de fluido saiam do olho. É a técnica cirúrgica com mais sucesso.

 

Raças Predispostas ao Glaucoma :

- Akita
- A Malamute
- Basset Hound
- Border Collie
- Boston Terrier
- Bouvier de Flanches
- Cairn Terrier
- Caniche ( Toy e Miniatura )
- Cardigan Welsh
- Cocker AmericanoCocker Spaniel
- Dálmata
- Dandie Dinmont Terrier
- Fox Terrier de Pêlo de Arame
- Fox Terrier de Pêlo Liso
- Greyhound
- Husky Siberiano
- Irish Setter
- Maltês
- Pastor Alemão
- Samoiedo
- Shihtzu
- Skye Terrier
- Terrier do Tibete
- Weste Highland White Terrier