Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Ecocardiografia

Ecocardiografia

O que é Ecocardiografia?

Ecocardiografia é o uso de ultra-sons para examinar o coração. Estes ultra-sons são emitidos através de uma sonda e penetram a parede torácica do paciente. Este método é indolor e não invasivo sendo bem tolerado pelos pacientes. Uma imagem em tempo real é então produzida num ecrã a cores que demonstra a anatomia cardíaca numa forma bidimensional (2-D), resultando numa visualização dos movimentos do coração tais como os do sangue, válvulas e tecidos envolventes. A ecocardiografia requer tempo, paciência e destreza, sendo uma técnica que é muito dependente da capacidade do operador. A qualidade do estudo e a informação derivada do mesmo é muito influenciada por quem realiza o exame.

Que informação obtemos através da Ecocardiografia?

A Ecocardiografia propicia-nos uma informação precisa sobre a anatomia e a função cardíaca, o que pode influenciar a abordagem clínica ao paciente. O tamanho das câmaras cardíacas e função cardíaca, o movimento valvular e a sua função, a direcção da corrente sanguínea e a informação hemodinâmica (Doppler), tal como a identificação de neoplasias e avaliação de acumulação de fluido anormal são apenas algumas condições médicas passíveis de serem observadas pela Ecocardiografia. Conseguimos também distinguir defeitos congénitos (anormalidades anatómicas presentes ao nascimento) de doenças cardíacas adquiridas (doenças valvulares, cardiomiopatias).
A Ecocardiografia é um importante meio complementar de diagnóstico mas não substitui uma boa história clínica, exame físico e avaliação radiográfica. Por exemplo, o síndrome de insuficiência cardíaca congestiva não pode ser diagnosticado por ecocardiografia e, como tal, aqui no Hospital Veterinário do Porto, fazemos sempre uma avaliação rigorosa e sistemática dos casos complementando-os com os dados de todos os exames complementares efectuados. Informações importantes sobre os vasos cardíacos, rede vascular pulmonar e tecido pulmonar podem ser obtidas através da avaliação radiográfica. Estes achados radiográficos devem ser sempre confrontados com os resultados da Ecocardiografia para podermos realizar sempre o melhor tratamento possível aos nossos pacientes na esperança de obtermos o melhor prognóstico possível.

Que preparação é necessária para a Ecocardiografia?

A Ecocardiografia necessita de muito pouca preparação prévia por parte do paciente. A sedação só muito raramente é necessária. Uma pequena “janela” de pelo é rapada em ambos os lados do peito do animal, já que o coração necessita de ser examinado de varias perspectivas diferentes de maneira a o vermos na totalidade. A imagem melhora quando o pelo é rapado e gel próprio para ecografia é aplicado na pele do animal. Ocasionalmente, um animal de pelo muito curto não necessita de ser rapado mas, em muitos casos, a ecocardiografia é impossível sem o corte prévio do pelo do animal. As imagens padrão são obtidas com o animal em decúbito lateral (deitados). Os animais que resistam a esta posição ou que apresentam dificuldades respiratórias podem ser visualizados em estação (em pé) como alternativa.