Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Doença Renal Poliquística

Embora com uma incidência ligeiramente menor na Europa, o último estudo epidemiológico da PKD realizado nos Estados Unidos revelou que em 4000 persas 37% eram positivos à PKD.

A PKD é uma patologia de evolução lenta culminante com uma insuficiência renal crónica com todas as complicações associadas. Está relacionada com um gene autossómico dominante, isto é, os gatos afectados bastam ter um progenitor portador.

Esta patologia tem uma patogenicidade de 100%, isto é, todos os gatos portadores ficam doentes. Normalmente os primeiros sinais aparecem aos 7 anos.

Em gatos de elevado potencial genético podem ser usados planos reprodutivos alternativos no sentido de preservar esse potencial.

Com a efectuação deste plano, que só é possível mediante uma colaboração estreita entre veterinários e criadores, poderemos melhorar inequivocamente a saúde genética dos gatos persas em Portugal.

Novidade: 

Já é possivel realizar o despiste genético da Doença Renal Poliquística em gatos Persas através da técnica PCR (Polimerase Chain Reaction). Este teste pode ser realizado em qualquer idade através de uma amostra de sangue, ou saliva que são depois enviadas para um laboratório Europeu credenciado. Para mais informações contacte o Hospital Veterinário do Porto.