Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Chinchilas

Chinchilas

As chinchilas são pequenos roedores originários da América do Sul, de zonas frias e áridas. A sua longevidade é considerável (podem atingir os 18 anos de idade). São animais muito dóceis, activos e brincalhões, principalmente no início da manhã e fim do dia.

Têm uma pelagem incrivelmente macia e fofa, que mantêm graças a banhos de areia especial para chinchilas. Na Natureza as chinchilas vivem em pequenos grupos, mas em cativeiro por vezes ocorrem pequenas rixas entre indivíduos, normalmente perpetuadas por fêmeas.

A habitação da chinchila deve ser mais alta que larga, pois gostam de saltar; devem ter diversos esconderijos para brincar e esconder-se quando necessitem.

Deve estar localizada num sítio calmo, sem variações de temperatura (nunca sob temperaturas acima dos 28ºC).

A diferenciação entre macho e fêmea, nem sempre é fácil: os machos são normalmente mais pequenos, mas a distância anogenital é maior; os testículos nem sempre são observados, pois a bolsa escrotal é muito pouco evidente.

 A sua alimentação é composta por alimentos duros e fibrosos, que permite manter os dentes saudáveis. Tem uma gestação longa, cerca de 111 dias, e as pequenas chinchilas nascem quase auto-suficientes, o que não impede de se manterem com os pais, até cerca dos 2 meses de idade.

 As doenças mais comuns estão relacionadas com as características ambientais e particularidades anatómicas das chinchilas. As infecções respiratórias e alterações dentárias são muito comuns.