Error loading MacroEngine script (file: PageHeader.cshtml)

Cavilha Intramedular de Encaixe

Cavilha Intramedular de Encaixe

CAVILHA INTRAMEDULAR DE ENCAIXE

(INTERLOCKING NAIL)

Mário Santos,MV

Hospital Veterinário Porto

 

A fixação por cavilha intra medular de encaixe é usada há décadas em medicina humana, sendo a técnica de fixação de eleição na reparação de fracturas diafisarias do fémur, da tíbia e do úmero.

Huckstep em 1972,foi o primeiro cirurgião em medicina humana, a descrever a técnica de fixação das fracturas da diáfise femoral com cavilha intra medular recorrendo ao sistema de encaixe (interlocking), produzindo uma compressão inter-fragmentária.

No inicio dos anos 90, investigadores independentes como Dueland (USA) e Ignacio Durall (Barcelona, Espanha), desenvolveram e desenharam vários protótipos de cavilhas de encaixe e respectivo instrumental cirúrgico, para o tratamento de fracturas em pequenos animais.

Indicações da Fixação por cavilha Intramedular de Encaixe:

Qualquer tipo de fractura de ossos longos (transversa, cominuta e espiral),como o fémur e úmero,envolvendo as diáfises são excelentes candidatas à fixação por cavilha intramedular de encaixe,sendo uma alternativa a utilização de fixadores externos e das placas ósseas.

Mesmo em fracturas diafisarias distais ou proximais é possível aplicar a CIE, desde que existam fragmentos distal e proximal suficientemente amplos para aceitar um ou dois parafusos da CIE.

A CIE e bastante eficaz na neutralização das forças de flexão,de rotação, de compressão e tensão e de deslizamento lateral.

Mecânicamente, a CIE e um híbrido entre uma cavilha intra medular e uma placa de osteosintese, funcionando como uma placa intramedular.

A CIE possui certas vantagens biomecânicas sobre a placa de osteosintese comum. Ao contrario desta,a CIE é aplicada no eixo neutral do osso,onde esta melhor posicionada para resistir as forças de flexão em todas as direcções.