Cuidar

Como evitar que o seu gato arranhe o que mais gosta

Como evitar que o seu gato arranhe o que mais gosta

Arranhar é um comportamento normal e importante para o gato, uma vez que permite a limpeza e renovação das suas garras.

Para além disso, os gatos podem também arranhar para alongar os seus músculos e marcar a sua presença. De facto, um bom treino numa superfície adequado, combinado com um tratamento das unhas pode evitar danos em casa. A informação que se segue é importante para escolher um arranhador adequado:

  • Os arranhadores verticais devem ser robustos e suficientemente grandes para o permitir um bom alongamento ao gato. Os materiais preferidos pela maioria dos gatos são a madeira, corda de sisal, e todos os tecidos ásperos.
  • Posicione o arranhador nas áreas preferidas dos gatos, como por exemplo, as janelas ou onde dormem, uma vez que muitos alongam-se e arranham após acordar.

Outros cuidados a ter:

  • Comece por treinar o seu novo gato a usar o arranhador quando o introduz pela primeira vez em sua casa. Os gatos regressam sempre para o local do arranhador favorito ou escolhido, é por isso importante motivá-los a usar o arranhador que você escolheu e evite que usem os móveis de casa. Isto pode ser feito incentivando o seu gato para o arranhador quando ele acorda, (esfregando erva-gateira), e colocando brinquedos em volta do mesmo. Por exemplo ao colocar um brinquedo atraente no topo do arranhador, estimula o gato a alongar-se e a arranhar. Recompensas podem ser dadas em cada um dos passos – quando ele se aproxima do arranhador, toca-o, e finalmente arranha-o. É importante que nunca grite ou castigue o gato para se conseguir o objectivo pretendido.
  • Se o seu gato já arranhou algo que não devia, fale com o seu médico veterinário ou membros da sua equipa. Eles irão ajudá-lo a determinar as preferências do seu gato- para um arranhador vertical ou horizontal, para o tipo de material adequado, e para a localização preferencial. Pode então construir ou então comprar um arranhador adequado as preferências do seu gato.
  • Coloque fita-cola dupla face nos locais onde não quer que o seu gato arranhe e recompense a utilização do arranhador. Isto ajuda o direccionar o gato para o arranhador. Se necessário, o gato pode ser colocado num local onde o arranhador é o único objecto onde ele pode arranhar. Ambos estes métodos irão permitir um maior controlo para evitar que o seu gato arranhe locais proibidos, e que se limite a usar apenas arranhador para esse efeito.
  • Apare a ponta das unhas uma vez por semana ou de duas em duas. Se for feito correctamente, este procedimento acaba por ser bem aceite pela maioria dos gatos.