Cuidar

Cuidados com o seu animal de estimação no Inverno

Cuidados com o seu animal de estimação no Inverno

O Inverno aproxima-se e com ele os dias rigorosos de frio, chuva e vento! Está preparado para o receber? Deixamos algumas dicas que irão ajudar os animais de companhia a ultrapassar esta estação, vivendo com todo o conforto.

Nos meses em que a temperatura é mais baixa, os animais também sentem mais frio, principalmente os de pelo curto, e tal como os humanos. Estão mais predispostos ao surgimento de algumas doenças.

Sinais clínicos que lembram a gripe humana, como tosse, espirros, febre e falta de apetite podem-se manifestar visto que os animais também se constipam (embora a constipação não seja igual à que ocorre nos humanos nem transmissível a estes)

Alem de doenças respiratórias, os animais com problema osteoarticulares como artrose, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas.

Como tal, existem algumas práticas importantes a adotar nesta estação do ano:

- Evite banhos em dias muito frios:

- Faça-lhe uma cama quente em casa

- Vacine-os atempadamente: Vacine os seus amiguinhos para que as suas resistências naturais estejam mais ativas nesta altura. No caso dos cães, deve vacinar contra a traqueobronquite infecciosa, conhecida como tosse do canil e, no caso dos gatos, contra a coriza, uma infeção das vias respiratórias superiores.

- Se o seu cão se molhar devido à chuva, procure secá-lo bem com uma toalha ou secador

- Evite choques de temperatura, como secar o cão com secador e sair em seguida com ele à rua.

- Caso costume tosquiar o seu animal, procure manter o seu pelo mais comprido no Inverno.

- Compre-lhe uma camisola para se proteger do frio e da chuva. Além de um acessório de moda, este é um cuidado necessário para muitos cães.

- Procure levar o seu animal a passear à rua em horários mais quentes do dia, entre as 11h e as 15h

- Afaste-os das lareiras

- Tenha cuidado com os gatos na rua: Os gatos devem evitar saídas para o exterior. Além dos riscos devido ao frio, procuram normalmente locais mais quentes para se enroscarem. Um carro com o motor quente pode parecer muito confortável mas também pode ser fatal.