Cuidar

Juntar um novo gato ao gato residente na sua casa

Juntar um novo gato ao gato residente na sua casa

Ao acolher um novo gato na sua casa é importante que o guarde numa sala isolada com a sua própria comida, água, e caixa de areia. Isto permite a cada um dos gatos adaptar-se gradualmente ao odor e som do outro gato. As apresentações começam debaixo da porta!

Continue a apresentar os gatos lentamente, trocando e esfregando as coberturas dos dois gatos alternadamente. Isto irá permitir que se habituem ao cheiro um do outro. Quando notar que os gatos começam a despertar curiosidade um pelo outro, recompense o seu comportamento dando guloseimas e carícias.

Agora pode começar a apresentá-los directamente, mas sempre com o olho atento e durante um curto período de tempo. Na primeira vez, coloque um dos gatos numa caixa transportadora e deixe o outro gato aproximar-se. Alimentar ambos os gatos ao mesmo tempo pode ser útil pois reduz o stress. De seguida, deixe os dois gatos andar livremente e cheirarem-se um ao outro. Continue a recompensar os seus comportamentos amigáveis e aumente gradualmente o tempo de supervisão. 

Atenção! Nunca deixe os gatos sozinhos se ainda notar comportamentos agressivos durante a sua supervisão. Só poderá fazê-lo se se este tipo de comportamento não ocorre durante algum tempo. O processo de introduzir novos gatos pode demorar várias semanas: quanto mais dóceis e sociáveis forem, mais rápida será a adaptação.

Produtos à base de análogos de feromonas (FELIWAY®), pode facilitar este processo, mas não elimina o fato de ser necessário uma introdução gradual do novo gato.