Cuidar

Saiba como passar um Natal em Segurança com o seu Animal de estimação

Saiba como passar um Natal em Segurança com o seu Animal de estimação

Saiba como passar um Natal em Segurança com o seu Animal de estimação e prepare-o para a época festiva:

A época das festas está quase a chegar, o que significa muita euforia, ansiedade e stress.

Esta época do ano pode ser muito excitante, mas ao mesmo tempo muito stressante não só para si, mas para também para o seu animal de estimação.

- Verifique que todas as decorações de sua casa, inclusive da árvore de natal, estão colocadas de forma segura e fora do alcance do seu animal. Os cães tendem a mastigar os enfeites da árvore de Natal o que podem provocar-lhe alguns ferimentos.


- Se tiver velas em casa, coloque-as em prateleiras altas para evitar queimaduras dolorosas ou bigodes chamuscados.

- Certifique-se que os cabos eléctricos estão fora do alcance do seu animal de estimação. Melhor ainda, tente manter todos os cabos eléctricos cobertos por calhas eléctricas.


- Se pretender receber visitas em sua casa no Natal, tente limitar o seu animal de estimação a um lugar seguro para evitar que ele fuja e, eventualmente, ficar em apuros. Procure reservar um quarto só para ele enquanto tiver visitas em casa pois ansiedade demais ou stress podem causar-lhe alguns problemas de saúde.


- Nesta época é extremamente essencial manter a alimentação regular do seu animal e a sua rotina de exercícios.


- Tenha sempre em atenção aos objectos decorativos que podem, eventualmente, estar acessíveis ao seu animal. Esses mesmos objectos podem parecer brinquedos aos olhos dele e numa pequena brincadeira ele pode, acidentalmente, engoli-los e engasgar-se.

 

- Certifique-se que qualquer tipo de comida, que não seja adequada, para animais esteja fora do seu alcance. Não se esqueça que a alimentação é o principal risco para os animais durante as festas - os alimentos gordurosos e doces que inofensivos para nós, podem causar grandes problemas de saúde para o seu animal.

- Alerte os seus convidados para não darem os restos de comida ao seu animal mesmo que ele mendigue ou olhe para eles com olhar expressivo de súplica.

- Não permita que o seu animal beba algum tipo de bebida alcoólica, mesmo que seja por brincadeira. Lembre-se que apenas um grama de álcool pode colocar um pequeno animal em coma.

- Mantenha os chocolates fora do alcance do seu animal de estimação pois o chocolate é a principal causa de envenenamento nos animais nas épocas festivas. Mesmo em pequenas quantidades pode causar vómitos e diarreia e, se for em grandes quantidades, pode causar-lhe problemas cardíacos, mau funcionamento do sistema nervoso ou até mesmo levá-lo à morte.

- Verifique que o seu animal não tem acesso aos papéis de embrulho, laços ou fitas, pois poderiam causar-lhe perfuração intestinal e/ou obstrução do intestino.


- Se tiver crianças pequenas em casa, procure arrumar todos os brinquedos de Natal, após as crianças terem ido para a cama. Além do seu animal poder estragar os brinquedos, ele pode também ingeri-los e provocar um bloqueio intestinal, e se isso acontecer, a menos que seja tarde demais, o animal teria que fazer uma cirurgia.

Se desejar ter um Natal livre de preocupações e garantir que o seu animal de estimação esteja seguro, deixe-o num hotel próprio para animais, pois dessa forma não o estará a sujeitar ao barulho e ao stress das festas.