Especialidades

Acupuntura

A Acupuntura Contemporânea Animal é uma técnica terapêutica que utiliza o princípio da puntura com agulha fina para obter um efeito sobre o sistema neurológico e todos os sistemas orgânicos que dele dependem (digestivo, cardíaco, respiratório, etc.).

Distingue-se da Acupuntura mais tradicionalista pois não reconhece a existência de meridianos, sendo o critério de seleção dos locais a punturar dependente de uma avaliação médica baseada em princípios anatómicos, neurológicos, fisiológicos e biomecânicos. A principal indicação da acupuntura contemporânea é o tratamento da dor de origem miofascial (Crónica ou aguda), sobretudo a decorrente dos pontos gatilho. Os pontos gatilho são regiões hiper irritáveis inseridas no músculo sendo causadores de dor (local e à distância) e de disfunção motora (perda de força, tremores musculares, etc.).

A principal causa para o aparecimento dos pontos gatilho são processos traumáticos agudos (atropelamentos, quedas, cirurgias) ou sobrecargas crónicas decorrentes de erros ou compensações posturais (frequentemente associadas à doença osteoarticular). Os efeitos fisiológicos que a acupuntura tem sobre todo o sistema neurológico permite que possa também ser aplicada no tratamento de disfunções orgânicas, nomeadamente: cistite, incontinência, obstipação, diarreia, alterações reprodutivas, etc.

A Acupuntura Contemporânea deve ser preconizada antes de um plano de reabilitação funcional, uma vez que esta abordagem permite eliminar as interferências que limitam a sua recuperação. Uma metodologia baseada neste princípio permitirá assim que, uma vez eliminadas estas interferências, o animal beneficie ao máximo das técnicas implementadas.  

undefined

Marcação Rápida

* Campos de preenchimento obrigatório