Medicina Física e Reabilitação Animal

A Fisioterapia animal é uma especialidade na área da veterinária que consiste no tratamento de pacientes, que ficaram incapacitados por acidentes, ou que estão debilitados por doenças crónicas, utilizando técnicas fisioterápicas.

Através destas técnicas estabelecem-se programas de reabilitação com a finalidade de reabilitar animais com dificuldades de locomoção ou de movimento - animais com artroses, displasia da anca, ou no pós-operatório de  cirurgias ortopédicas melhoram muito significativamente com programas de fisioterapia.

Fisioterapia

Os objetivos das diferentes técnicas fisioterápicas consistem em aumentar ou recuperar a mobilidade e atividade do animal, de modo a possibilitar o desempenho das suas atividades diárias e a permitir uma boa qualidade de vida.

Um animal que não se movimenta ou que tem dores não tem uma qualidade de vida aceitável, a fisioterapia, isoladamente ou associada a alguma medicação, pode ajudar muito estes animais.

Utilizações e vantagens da fisioterapia: alívio da dor; recuperação de cirurgias ortopédicas; melhoria da qualidade de vida dos animais com doenças articulares crónicas; ganho de força e massa muscular; melhoria da coordenação motora; prevenção de deformidades; aumento da independência do animal na sua atividade diária; maior rapidez na reabsorção de edemas e inflamação (por exemplo no pós-operatório) e o aumento da amplitude de movimentos.

MARCAÇÃO RÁPIDA

* Campos de preenchimento obrigatório