Identificação Eletrónica

O identificador eletrónico ou microchip é um pequeno dispositivo, aplicado na zona lateral esquerda do pescoço de animais de companhia, que permite a sua identificação mediante utilização de equipamento de leitura apropriado. 

A identificação dos animais de companhia, através de microchips, permite  a sua associação aos respetivos proprietários e/ou pessoas responsáveis. A aplicação do microchip é simples, indolor e muito rápida e feita mediante injeção subcutânea. Um animal inscrito no SIRA (Sistema de Identificação e Registo Animal) é automaticamente associado ao seu proprietário, mediante a utilização de um leitor de microchips. Esta situação permite a responsabilização dos donos, tanto em situações litigiosas como em casos de abandono ou perda dos animais.

A aplicação do microchip é obrigatória: para todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008, para aqueles considerados perigosos ou potencialmente perigosos (raças definidas em legislação específica) e cães utilizados em acto venatório, em exposições ou destinados a venda.

15