Cuidar

Fístulas perianais

Fístulas perianais

Trata-se de uma doença de pele crónica e progressiva localizada ao períneo (zona do ânus). Manifesta-se através de úlceras e fístulas e a causa não é totalmente conhecida suspeitando-se de um defeito imunológico.

É mais comum em raças de grande porte com posição da cauda caída, especialmente em Pastores Alemães e Setters.

As lesões perianais são geralmente bastante dolorosas e o animal pode sentir-se compelido a lamber a zona perianal. É normalmente este sinal que alerta o proprietário, juntamente com o mau odor proveniente da área perianal. Os animais afetados podem também exibir tenesmo (dificuldade em defecar), perda de peso e prostração. Alguns animais podem ter concomitantemente uma colite (inflamação do cólon).

O tratamento envolve o uso de imunossupressores como a ciclosporina e prednisolona, antibióticos no curto prazo e cuidados de higiene frequentes e regulares. A cirurgia para desbridar e remover as fístula e sacos anais pode também ser necessária recorrendo-se para isso à cirurgia laser.

O prognóstico é variável sendo que em vários casos consegue-se a remissão total das lesões, mas muitos animais poderão necessitar de tratamento durante toda a sua vida.