Cuidar

Coelhos - Doença hemorrágica viral

Coelhos - Doença hemorrágica viral

A Doença Hemorrágica Viral (DHV) é uma doença infecto-contagiosa causada por um calicivírus, que afeta os Coelhos. A DVH é altamente contagiosa, transmitindo-se quer por contacto direto, quer indireto (através de objetos contaminados, roedores e insetos).

Os objetos contaminados se não forem lavados e desinfetados podem ser uma fonte de contágio mesmo após a eliminação dos animais doentes.

Os animais afetados morrem muitas vezes sem apresentar quaisquer sinais clínicos, outras vezes apresentam sintomas neurológicos (incoordenação, excitação) e por vezes hemorragias pelo nariz ou outros orifícios naturais. Os sintomas manifestam-se cerca de 48 horas após a infecção.

A mortalidade pode variar entre os 50 e 100%. Os coelhos que sobrevivem à doença permanecem como portadores e podem continuar a excretar vírus durante aproximadamente um mês.

A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controlo de insetos e objetos contaminados. Os coelhinhos podem ser vacinados a partir dos dois meses de idade e devem fazer um reforço um mês depois. As revacinações são normalmente anuais.