Cuidar

As 4 etapas da doença periodontal

As 4 etapas da doença periodontal

Existem várias fases de desenvolvimento nas doenças orais. Enquanto dono, pode fazer muito para evitar as complicações de maior gravidade, nomeadamente estar atento a alguns sinais de má saúde oral. 

Pode começar por avaliar o estado dos dentes do seu animal em casa e ver se existe alguma anormalidade. Para isso basta virar os lábios do seu animal para cima e verificar a presença de sinais como mau hálito, aparecimento de tártaro, vermelhidão nas gengivas, entre outros.

Conheça as várias etapas de evolução da doença oral, para que possa atempadamente cuidar do seu animal:

ETAPA 1: GENGIVITE
O bordo da gengiva está inflamada e tumefacta. Placa bacteriana cobre os dentes. Tratamento pode reverter situação.
ETAPA 2: PERIODONTITE
Toda a gengiva está inflamada e tumefacta. Existe dor oral e o mau hálito pode começar a ser sentido. Tratamento profissional e em casa podem prevenir o caso de se tornar irreversível.
ETAPA 3: PERIODONTITE MODERADA
A gengiva inflamada e hemorrágica é destruída pela infecção e tártaro. A boca dorida afectam o apetite e o comportamento. O mau hálito é notório. Inicia-se a doença periodontal. Pode ser irreversível.
ETAPA 4: PERIODONTITE AVANÇADA
Infecção bacteriana crónica está a destruir a gengiva, dente e o osso. As bactérias podem estar a espalhar-se pelo organismo, por via hematógena podendo danificar os rins, fígado e o coração.