Cuidar

5 Razões para o seu gato visitar o médico veterinário

5 Razões para o seu gato visitar o médico veterinário

Seja um gato de casa ou jardim, o check-up regular é a melhor forma de prolongar a vida e o bem-estar do seu gato.

 

1. OS GATOS ENVELHECEM MAIS RÁPIDO - sabia que o primeiro ano de vida de um gato equivale a 15 dos nossos?
E o segundo ano a 24 anos? E que depois cada ano seguinte equivale a 4 anos nossos? Como vê, num ano muito pode acontecer! É por esta razão que recomendamos visitas anuais ao seu veterinário para garantir que o seu gato se encontra de boa saúde.

2. OS GATOS NÃO SE QUEIXAM - esconder sintomas é um comportamento natural dos gatos, nomeadamente a dor.
Esta característica torna-os mestres em ocultar, numa fase inicial, determinadas patologias já instaladas. Isto é, por vezes estas podem já existir muito antes de sequer se aperceber que algo está errado. Só o veterinário poderá detetar problemas ou outras anomalias antes que se tornem difíceis de tratar.

3. O PESO, PESA… - a obesidade afeta mais de 50% dos gatos, e os quilos a mais podem provocar diabetes, doenças articulares, cardíacas, respiratórias, urinárias, entre outras. O veterinário irá avaliar o peso do seu gato e fornecer recomendações nutricionais para ajudar a manter o seu gato com um peso ideal.

4. OS GATOS NÃO TÊM 7 VIDAS, PREVINA-SE - exames regulares podem ajudar a evitar situações de emergência. O seu veterinário pode detetar condições ou doenças que podem afetar a saúde do seu gato muito antes de elas se agravarem e de serem dolorosas, e, consequentemente, mais caras e difíceis de tratar!

5. OS DENTES NÃO MENTEM - a doença periodontal é das patologias mais frequentes nos gatos com 3 ou mais anos de idade. Muitas vezes não existem sinais evidentes, pois a maioria dos gatos continua a comer sem se notar alterações de apetite! Na sua visita regular ao médico veterinário será efetuada uma avaliação à saúde oral.