Cuidar

Cuidados a ter com a caixa de areia do seu gato

Cuidados a ter com a caixa de areia do seu gato

A maioria dos gatos prefere areia fina e sem cheiro.

As necessidades do seu gato devem ser removidas 1 ou 2 vezes por dia.

Se usar areia absorvente, tente lavar a caixa e mudar de areia pelo menos 1 vez por semana e mais frequentemente, se esta for usada por mais do que um gato. No caso de ser usada areia normal, é aconselhável fazer a mudança pelo menos de 2 em 2 dias.

É recomendável usar uma caixa de areia por cada gato, e uma extra. As caixas devem ser colocadas pelo menos em duas localizações diferentes, sendo ainda mais importante se se tratar de uma casa com vários gatos. A local onde é colocada a caixa deve ser o mais privativo possível e fácil de aceder. É importante evitar que as caixas sejam colocadas em ambientes muito ruidosos.

Tente não bloquear a entrada/saída das caixas. Tenha pelo menos duas formas dos gatos poderem entrar e sair da caixa.

Nunca encurrale o seu gato na caixa de areia para lhe dar medicação o outro tipo de procedimentos que possam levar ao seu desagrado. 

Muitos gatos preferem caixas que tenham aproximadamente 4 cm de profundidade, no entanto os gostos são variáveis.

Os gatos preferem caixas de areia que tenham aproximadamente 1,5 vezes o cumprimento do seu corpo. Muitas caixas que se encontram á venda são pequenas para o seu gato, é por isso um factor importante a ter em conta.

O gato em média urina duas vezes (+/- 2), e defeca uma vez por dia (variando até 3-4 vezes em gatos exteriores). Alguns gatos cheiram e cobrem as suas necessidades; outros não. Quer um comportamento como o outro, são considerados normais.